...

Evento na B3 discutirá como o ensino de matemática pode inserir o Brasil na economia digital

Imagem destacada - Evento na B3 discutirá como o ensino de matemática pode inserir o Brasil na economia digital

AJUDE O PORTAL | COMPARTILHE EM SEUS GRUPOS

Anúncios
Artigos GPT 2.0

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) será palco, na próxima quarta-feira (20), do painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital”, encontro que reunirá especialistas para tratar da democratização do ensino da disciplina em um cenário cada vez mais tecnológico. As atividades ocorrerão das 8h30 às 13h, no auditório da B3, na capital paulista.

A iniciativa é organizada pelo Instituto Sidarta, responsável pelo programa Mentalidades Matemáticas, em parceria com B3 Social, Fundação Itaú e Iede – Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional. O público-alvo inclui educadores, formuladores de políticas públicas e representantes do setor produtivo.

Participantes confirmados

Entre os convidados estão:

  • Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas;
  • Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa);
  • Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC);
  • Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social;
  • Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação);
  • Thiago Nascimento, diretor-executivo do Instituto Decodifica.

Debates e programação

A primeira mesa, intitulada “Qual Matemática estamos falando”, reunirá Jo Boaler e Marcelo Viana para discutir a necessidade de um currículo alinhado às transformações tecnológicas. Boaler defendem a urgência do letramento em dados, classificando-o como fundamental em tempos de disseminação de informações e notícias falsas.

“Vivemos em uma era tecnológica em que a matemática e a alfabetização de dados são mais essenciais do que nunca. Preparar os estudantes apenas para executar cálculos – tarefa que os computadores realizam rapidamente – é limitar seu potencial”, afirmou a professora, em nota divulgada pela B3.

Evento na B3 discutirá como o ensino de matemática pode inserir o Brasil na economia digital - Imagem do artigo original

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br

Após os debates, será exibido o documentário “Counted Out” (Excluídos pela Matemática, em tradução livre), dirigido por Vicki Abeles, que aborda o papel da disciplina na sociedade e os desafios de seu ensino.

Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta, destacou em comunicado que compreender algoritmos e retomar o pensamento matemático são passos essenciais para que o país participe de forma protagonista na construção de um futuro digital.

Com informações de Agência Brasil

Teste o ArtigosGPT 2.0 gratuitamente em seu Blog
Picture of Alberto Tav | Educação e Profissão

Alberto Tav | Educação e Profissão

Apaixonado por Educação, Tecnologia e desenvolvimento web. Levando informação e conhecimento para o seu crescimento profissional.

SOBRE

No portal você encontrará informações detalhadas sobre profissões, concursos e conhecimento para o seu aperfeiçoamento.

Copyright © 2023-2025 Educação e Profissão. Todos os direitos reservados.