Os órgãos estaduais responsáveis pela administração prisional e socioeducativa poderão aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa (Enem PPL) 2025 entre 29 de setembro e 17 de outubro, conforme edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União.
No mesmo período, cada órgão deve indicar, pelo Sistema PPL, as unidades onde o exame será aplicado e designar o responsável pedagógico de cada estabelecimento.
Os responsáveis pedagógicos deverão inscrever os participantes voluntários de 6 a 24 de outubro, também por meio do Sistema PPL. A participação é gratuita e voluntária.
Funcionalidades do exame
Além de servir para a certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência, os resultados individuais do Enem PPL podem ser utilizados, a critério de cada instituição, em processos seletivos para acesso ao ensino superior ou para recrutamento de trabalhadores.
As provas ocorrerão em 16 e 17 de dezembro, dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas. O exame contará com quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em língua portuguesa. O nível de dificuldade é equivalente ao do Enem regular.